Doe leite materno

detalhe de um bebê sendo amamentado.

Até os seis meses de vida o bebê tem no leite da mãe todos os componentes nutritivos de que necessita, o qual além de ser fonte inigualável de anticorpos, age positivamente de várias formas, tais como:

– previne o aparecimento de doenças como otites, alergias;
–  melhora o desenvolvimento mental do bebê;
– é mais facilmente digerido;
– amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo. Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;
– o acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Nesse período inicial da vida do bebê ele não precisa de água, suco ou outro tipo de leite, natural ou industrializado. O leite materno é de extrema importância nos primeiros meses de vida, justamente porque é completo como nenhum outro e por isso, responsável enormemente pela garantia de saúde do bebê.

Mas para que o bebê se sinta saciado e o aleitamento cumpra essas funções tão importantes, é preciso que a mãe tenha leite em quantidade suficiente. Infezlimente, isso não acontece com todas as mães.

Por isso, algumas maternidades possuem um banco de leite, que na maioria das vezes vive de doações. É o caso do Banco de leite da Maternidade Odete Valadares ( BH/ MG), que mais uma vez, está precisando de doações:

A doação de leite humano significa muito mais que um ato de solidariedade, representa a diferença entre a vida e a morte de recém-nascidos, de modo geral, e de maneira específica, dos prematuros que, em decorrência de uma série de fatores, não podem receber o leite de suas mães.

A coleta pode ser feita de segunda a sexta de 7h às 19h e no sábado de 8h às 1h.

A Maternidade Odete Valadares fica na Avenida do Contorno, 9494,  Prado. Telefones: Banco de Leite: (031) 3298-6008 ou 3337-5678.

Fontes de consulta:
Leite materno
Fhemig 

Anúncios

Um pensamento sobre “Doe leite materno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s