Iniciativas de paz e tolerância

Infelizmente, tivemos que ver acontecendo o terrível ato contra os ciclistas em Porto Alegre. É uma triste amostra de intolerância e incapacidade de lidar com o social de forma pacífica.

Criatividade em todos os detalhes!

Mas felizmente, boas iniciativas acontecem na contra mão, como via de paz e boa convivência. É o caso do movimento Pedal de salto alto.

Com muito bom humor e principalmente com leveza, feminilidade e gentileza, um grupo de meninas de várias idades se juntaram num gesto simples, mas carregado de sentido: um passeio de bicicleta pelas ruas de Belo Horizonte. Quem vive aqui sabe o quão caótica é a situação do trânsito e quão despreparados estão, tanto a cidade quanto os motoristas para a prática do ciclismo. Há pouquíssima apoio a quem escolheu a bicicleta como meio de transporte, tanto com relação a convivência com eles, quanto em relação a sinalização.

Mesmo assim, essas meninas saíram às ruas, num manifesto de dupla em contra mão: escolhem as duas rodas e expõe o feminino, visto pejorativamente, muitas vezes, como frágil.

Saída da Praça da Liberdade (BH)

O resultado não poderia mais belo: por uma tarde, a cidade viu passar flores, cores e alegria, numa cadência mais lenta, movida pelas próprias pernas, em meio ao trânsito, que em dias de chuva como aquele, ainda fica mais confuso e impaciente.

É um flash, um momento, uma pausa. Mas pode ser o início de uma forma mais consensual de vida na cidade e na individualidade de quem nela habita.

Parabéns, meninas!

——————————————————–
E para quem se animou, as meninas já estão preparando outra edição do Pedal de salto alto. Os preparativos já podem ser vistos no blog e no site do movimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s