Dica: Amamentação de gatinhos recém- nascidos

Você sabia que amamentar gatinhos recém nascidos necessita de cuidados e utensílios especiais? Pois é, a gente não percebe porque a mamãe gata, como todas as mamães, já está totalmente preparada para cuidar dos gatinhos. Mas sem ela, a tarefa de amamentar e cuidar dos bebês gatinhos devem seguir algumas orientações.

O Adote um gatinho, que reúne várias pessoas em torno da causa dos bichanos abandonados dá algumas dicas:

  •  Compre um leite e uma mamadeira específicos para gatos, à venda em grandes pet shops (como Cobasi, Pet Center Marginal, etc). Costumamos usar a mamadeira da marca PET NURSE e o leite da marca MAX MILK.
  • Ofereça a mamadeira a cada 2 horas e sempre com o gatinho em pé (como na foto ), ou de barriga para baixo, como na foto da tia Silvia. NUNCA, JAMAIS, ofereça a madeira com o gatinho de costas, de barriga para cima – ele pode aspirar o leite e morrer afogado!!
  •  Sempre que você der mamadeira, pegue um algodão úmido e faça movimentos circulares no pipi e no bumbum. Os gatinhos não sabem fazer as necessidades sozinhos (a mãe lambe) e precisam de ajuda.
  • Coloque uma bolsa de água quente (morna) e a envolva num paninho. Deixe os gatinhos sempre aquecidos pois eles não tem a mãe para se encostarem. Na falta de bolsa você pode colocar água quente em uma garrafa pet.
  • Gatinhos bebês são hiper frágeis. Portanto, ao menor sinal de problemas, procure imediatamente um veterinário!

E assim, com amor e alguns cuidados o seu gatinho vai crescer forte e feliz!

About these ads

93 thoughts on “Dica: Amamentação de gatinhos recém- nascidos

  1. ENCONTREI UM GATINHO RECÉM NASCIDO, MAS NÃO SEI QUANTO TEMPO JÁ TEM, ELE ESTA COM OS OLHOS FECHADOS AINDA MAS O UMBIGO JÁ CAIU, APOS A MAMADAS EU O ESTIMULO A FAZER XIXI E COCO, MAS ATÉ AGORA SÓ TEM FEITO XIXI… ESTOU PREOCUPADA.

    • Olá Marcela! Acredito que se ele ainda tem os olhinhos fechado, ele seja bem jovem, apesar de o umbigo ter caído já. Se você puder, por favor, procure um veterinário. É ele quem pode avaliar o estado do animalzinho.
      E parabéns pela atitude de resgatar o gatinho!

  2. Também encontrei um gatinho muito novo. Já está de olhos abertos, porém o maior problema é fazê-lo se alimentar. Vou passar num pet shop pra comprar a tal mamadeira e o leite. A sobrevivência do bichinho pode recompensar meus gastos com ele agora. :) Desejem-me sorte!

  3. Achei um gatinho ele deve ter uns 3 dias, ele não come, não sei o que fazer. Tenho um casal de gatos e n posso ficar com ele, mas n podia deixar ele morrer na rua.

  4. Encontrei 3 gatinhos recém nascidos abandonados na chuva estão comigo a 3 dias e tenho alimento eles com dificuldade com a ajuda de um seringa pois não sabia que existem mamadeiras para isso seu post me ajudou muito obrigada!

  5. Encontrei um gatinho hoje de noite na rua, a mãe abandonou e a mulher ia jogar ele na rua, peguei ele, e dei leite mas não é o próprio para gatos, não sei o que fazer :(

    • andressa.nao se precocupe ,os leites de humanos nao o sao os mais apropriados mais tambem nao fazer mal ,so que se vc puder compre leite proprio pra gatos;

  6. olá encontrei 7 gatinhos na minha rua ainda com os olhos fechados o que faço não tenho dinheiro pra comprar a mamadeira e o leite estou dando leite de caixinha com um pouco de agua na seringa não posso ficar com eles o que faço, graças a Deus eles não choram muito dou o leitinho e eles dormem bastante, mas por favor me ajudem!!!!!

  7. olá como faço hj encontrei 1 gatinho ele está com os olhos abertos mais ñquer tomar leite que eu faço em pó como faço dou em seringa e que tipo de leite;?

  8. Me ajudem, abandonaram 3 gatinhos filhotes aqui em casa já estão com os olhos abertos mais são muito novinhos, eu ñ tenho dinheiro pra comprar o leite pra eles nem a mamadeira, minha cidade é pequena e ñ possui essas coisas e se possui é muito caro. Estou dando ração de filhote amassada com agua morna e tbm leite com agua, o que eu faço???

  9. Oi Angélica! Eis uma receita caseira, veja se é possível pra vocÊ encontrar esses ingredientes:

    . 1 copo de leite integral
    . 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
    . 2 colheres de sopa de farinha láctea
    . 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
    . 1 colher de sopa de creme de leite
    Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, pq nas mamães eles mamam a toda hora.

    • Como dar o leite para o gatinho:
    NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata. Pode-se improvisar a mamadeira com um conta-gotas ou seringa sem agulha. Existe mamadeira própria para filhotes em pet-shops. Dê o leite de 4 a 5 vezes por dia, morno, na quantidade que o gatinho aceitar.

    • bom este cometario ja me ajudou bastante! achei tres gatinhos numa caixa no lixo ontem e nunca tive gato na vida! fiquei completamnete perdida mas o facebook me ajudou muito. um monte de gente me deu dicas inclusive me indicaram vcs.
      ja estou conseguindo alimenta-los mas estava dando leite comum e raçao amassada, vou fazer a receita pra eles agora…
      o que esta me incomodando agora e que eles estao com muita remelinha, me recomendaram limpar com soro mas sera que so isso e suficiente? parece ter melhorado um pouco de ontem pra hoje mas nao sei se pode ser algo muito mais serio ou se e normal em filhotinhos. nao tenho como levar eles 3 no veterinario pq adotei 2 caes e acabei de leva-los pra vacinar, vermifugar enfim… muita despesa! sera que e necessario alguem olhar?

    • Olá… estou usando essa receita e está dando certo!!! Tenho 5 gatinhos, minha gata muito nova deu cria e ficou muito doente. Abandonou os gatinhos, e eu os adotei… estão agora com 23 dias, e estão bem.

  10. Olá…
    Achei um gatinho na rua e trouxe pra casa pra eu cuidar…
    ele ainda não caiu o umbigo e nem abriu os olhos
    pesei ele tem 37 gramas rsrs
    comprei mamadeira especial de bico fino
    e leite também
    mas ele mama nó máximo 1ml por mamada =/
    Estou preocupada, é isso mesmo que ele come ou será que a mamadeira está com o furo pequeno?
    Tenho medo de abrir mais e ele afogar =/

  11. Oi achei um gatinho na rua hoje ainda com os olhos fechados e o umbigo ainda nao caiu enfim ele nao esta mamando direito na seringa mas com as dicas vou comprar uma mamadeira e um leite proprio para eles obrigado pelas dicas ajudaram muito !!!

  12. Eu cuido de muitos gatinhos, e recentemente nasceram 2 o umbigo de um já caiu, mas o outro ainda esta atrasado, quanto tempo demora pra cair? Tem algo que eu possa fazer? Pode levar o bichinho a morte?
    _ Minha outra gata também esta para criar mais não tem leite, posso dar aos filhotes aquela receita com leite,ovo,creme de leite, farinha láctea para os recém-nascidos? obrigada:) Camila

  13. Olá achei hoje numa caixa de papelão 3 lindos gatinhos pequenininhos , 2 com 1 olho aberto e outro fechado e 1 com os 2 fechadinhos , eu dei leite para eles e cuidei um pouco , puis pano na caixa pra eles não sentirem frio e eles pararam de chorar , e eu nem minha vizinha podemos ficar com eles , então de noite colocamos eles na caixa , colocamos a caixa com eles num lugar bem escondido , com plastico encima para não chover neles , mas mesmo assim fico preoculpada durante a noite , oquê eu vou fazer com eles ?

  14. Olá, tenho um gatinho de 3 dias que está mamando por sonda que o vet me recomendou. Me tire uma dúvida por favor, os gatinhos devem evacuar após cada mamada?

  15. tinha uma gata a 2 anos ela deu cria a 4 gatinhos tem 1 mes e meio +/-, quando acordei ontem me deparei com a mãe morta com a boca cheia de espuma, não sei mais oqe fazer pois os gatos não estão pegando a seringa nem a mamadeira, oque devo fazer, estou desesperada!

  16. Eu estou com 3 bebes gatinhas, eu acredito que são fêmeas, uma gata passou por minha varanda e deu a luz, , simplesmente foi embora. não deu mama nem uma vez aos pequenos, eu estou cuidando com nan, 3 em 3 horas, são umas graças.

  17. tenho um gatinho de 3 dias e ainda tem os olhos fechados tenho dado cerelac com agua mas axo que o gatinho esta a enjoar sera se eu começa se a dar o nan1 em po que e para recem nascidos (criança recem nascida ) ou sera que posso usar leite whiskas cat milk o problema e que na embalagem diz que so podrei dar o leite ao gato qd tiver 6 semanas se por mais agua sera que ja poderei usar para um gato de 3 dias
    espero que me possam a judar obrigada

  18. A gata deu um gatinho e depois de quatorze dias abandonou o mesmo,entrou no cio ,meu cunhado deu injeção ,será que seca o leite,tenho medo que o gatinho morra.Me ajudem estou muito triste com a situação!

  19. Achei um gatinho recem nascido, ainda tem o cordao umbilical e olhos fechados. Aqui na minha cidade nao encontrei a mamadeira o que eu faço?
    Qual a quantidade que ele deve beber?

  20. Uma gatinha adotou minha casa para ter seus 6 filhinhos. Esto a disposição deles a mais de 45 dias. não posso ficar com todos e graças a Deus, mta gente está esperando desmamar para adotá-los, mas não tenho coragem de tirá-los da maezinha deles e doá-los. Estou sacrificando minha familia e sofrendo mto com tudo isso. Como conseguir fazer isso? não consigo… me ajudem (chorando….)

  21. Oi. Encontrei dois gatinhos recém nascidos dentro de uma caixinha, eles estão de olhos fechados e o umbigo ainda não caiu. Isso é normal? O umbigo caiu com o tempo? To preocupada..

  22. Marta, eu imagino o quanto é dificil para vcs essa separação e etc, afinal essas coisinhas fofas conquistam nossos corações ne? Mas essa dor de separação incomoda mais nós humanos do que os peludinhos, é do instinto deles essa separação, se vc observar a mãenzinha ja nao da mais tanta atenção para eles como antes certo???!!! Comece desmamando eles, nessa idade eles ja comem papinha e alguns mais espertinho ja comem ração seca, estimule os filhotes com brinquedos e etc.. E passe isso as pessoas que vão adotar eles, não deixe passar dessa idade para doar eles, porque assim a adaptação no novo lar é bem mais rapida e fácil do que quando eles ficam mais velhos. Pense agora em castrar a mãenzinha e não deixe de falar para os adotantes sobre a castração, para não ter mais peludinhos abandonados por ai!! Boa sorte!!!

  23. Amanda, esses bebezinhos são mto mto novinhos e nesses casos a chance de sobrevivencia é menor!!! O umbigo logo cai, em 3 a 5 dias, varia um pouco de animal para animal, logo ele começa a secar e cai. Os olhinhos abrem normalmente entre 7 a 10dias, mas não se assuste se isso demorar. Animais que não são cuidados pela mãe muitas vezes possuem desenvolvimento mais lento. O que te recomendo urgentemente é tentar conseguir uma gatinha com filhotes para amamenta-los, tente na internet, divulgando um pedido de ajuda!!!!

  24. amo gatos e caes adotei uma gatinha q acho q tinha 1 dia foi 26 de setembro de 2013 to amamentand com mamadeira pripria ta mto fofa ela.e morisca tenho mais 2 adulta q tabem criei assim e 1 siames bebe 30 dias q tbm adotei

  25. Eu encontrei um filhotinho de gato, acho que ele tem uns 3 dias de vida, e a minha gato deu a luz a 4 filhotinho a um mes, ela não aceitou dar mama para esse gatinho! O que posso dar para ele come??
    Fico no Aguardo

  26. Encontrei três gatinhos recém nascidos, não tenho ideia de quantos dias de vida têm mas ainda estão com o cordão umbilical, estavam quase mortos, gelados e não reacionavam, agora estão melhor, estou dando leite com gema de ovo mas não tenho ideia de quais cuidados mais tenho que oferecer… me ajudem por favor.

  27. Encontrei um gatinho recém nascido. mais ele fede bastante e esta com o umbigo aberto e sangrando bastante e ta cheio de bixinhos. oq eu faço?

  28. Dei Abrigo para um gatinha e a oito dias nasceram 05 filhotes,e assisti a todos seus partos pois fiquei massageando sua barriga a coisa mais linda que já havia presenciado, não tenho condições de ficar com eles pois eles estão na minha garagem num cantinho mas sei que eles vão crescer e vão precisar de espaço,tenho feito o que posso alimentar bem a mamãe para dar bastante leite a eles e mantenho sempre limpo o pequeno espaço. Agora já estou tentando doar os gatinhos quando desmama.

  29. Olá, acabei de achar 2 gatinhos recém nascidos perto da minha casa, c/os olhos fechados e com o umbigo, já anotei as dicas da amamentação de das necessidades fisiológicas, porém gostaria de saber se tenho que alguma coisa no umbigo, já que não tem a mãe para lamber. Depois vou tentar pessoas para adota-los pois já tenho 3 aqui em casa.
    Obrigada pelas dicas.

  30. Agora surgiu um outro problema um deles não quer fazer as necessidades fisiológicas, apesar da estimulação.

  31. levei na vet, ela mandou aguardar 48 hr se caso continuar constipado ele vai passar um laxante para ele, continuo fazendo a estimulação sem sucesso.

  32. Olá!
    Adotei um gatinho recém nascido e estou desesperada, quero que ele sobreviva. Uma gata deu cria de 4 filhotinhos no meu serviço. Achamos e ajeitamos eles numa caixinha pra ela, porém a gata mãe não gostou e começou a carregá-los, isso foi na sexta. Deixamos a natureza agir contanto que ela levaria todas, mas chegando segunda vi que ela deixou um pra trás. Levei ele pra casa, aqueci e estava dando leite em pó Molico, ele estava reagindo bem. Li sobre os leites próprios e comprei o Pet Milk, comecei a dar ontem, mas hoje ele está super fraquinho, teve um momento que pensei até que tinha morrido, parece que o leite próprio para filhotes não está sustentando, voltei a dar o Molico. Será que estou procedendo corretamente? o que mais posso fazer? não quero perdê-lo.

  33. É com grande tristeza que venho comunicar que os dois gatinhos vieram a falecer , com um intervalo de 15 dias, apesar de todos os cuidados tomados, leite especial, vitamina, mamadas com hora certa, mas desenvolveram uma insuficiência respiratória, e não consegui salva-los, Me senti um pouco fracassada por não ter conseguido salva-los.

  34. Resgatei um filhote no meio da estrada, sem a mãe e tenho alimentado ele com leite ainda, gostaria de saber quantos dias ele tem. Ele já tem os olhos abertos e tem bebido o leite que tenho dado a ele, embora ainda seja um leite fraquinho mas ele quase não tem feito suas necessidades fisiológicas… é normal ele não fazer suas necessidades com frequência? Embora ele já tenha feito, não acontece com muita frequência. Outra dúvida, existe uma maneira para eu poder saber quantos dias ele tem? Porque creio que esteja perto do dia de começar a vermifugação mas não tenho certeza de quantos dias ele possui e não tenho como levá-lo no veterinário imediatamente. Desde já, obrigado.

    • Oi Fábio, boa noite!
      Conversei com a veterinária Raphaele Lessa e ela me disse que, pelo que você conta esse gatinho deve ter 15 a 20 dias.
      Ela pede que você faça aquela massagem, com algodão, na bundinha do gatinho, para estimulá-lo a fazer suas necessidades. Esse movimento delicado imita o que a mãe faz com ele.
      Ela também disse que você pode dar ração para filhotes embebida em um pouco de água.
      Boa sorte. Se der, nos mande uma foto dele?
      Pode ser pelo facebook: http://www.facebook.com/juntosficapossivel
      Um abraço e muito obrigado pelo seu ato de amor!

      • Olá, boa noite!
        Obrigado por responder, acredito que agora ele já tenha mais dias de vida. Ele já está a mais ou menos uma semana comendo ração amolecida em água morna, está fazendo suas necessidades normalmente na caixa de areia e vive brincando.e pulando pra lá e pra cá. Sabe quando, normalmente, ele começara a comer ração sem precisar que amoleça? Mandarei uma foto sim, pode deixar. Desde já, obrigado.

  35. Minha gata teve 4 filhotes dia 6 de junho,sendo que 2 deles falesceram e 1 está partindo tambem,não sei se o que ficou vivo poderá morrer tambem,pois foi um de cada vez,estou preocupada com ela,estou com medo dela ficar doente por causa disso…Por favor me ajudem…só sobrou um gatinho…

  36. Primeiro otimoo site e dicas..talvez n tenho mt a ver,mais estou preocupada com minha gata q pariu tem 24 hrs,e ate agora ela n saiu da caxinha dos filhotes para fazer suas necessidades e se tento tirar ela volta,se puderem me responda porfavor,pq se vc n é cliente e nao pode pagar o veterinario mal fala com vc :'(

  37. minha gata resgatada da rua , esta gravida, nao sei o que fazer, preciso esperar a amamentaçao toda para doar os filhotes??? pos nao posso ficar com todos eles, infelizmente….

    • Olá Carlos enquanto eles não te respondem, vou tentar lhe ajudar passei pela mesma situação. Eu decidi esperar ela amamentar à todos, só vou doar quando estiverem comendo ração. Eles não dão trabalho nenhum com exceção se ela vier a rejeitar. Sua preocupação deve ser em oferecer um lugar seguro para ela ter os filhotes. A minha queria ir para rua, pelo costume de morar na rua. Espero ter lhe ajudado!!!

      • Oi Carlos, a Amanda respondeu bem! Obrigado, Amanda!
        Bom, nossa amiga veterinária, Raphaele Lessa disse:
        “Tem que esperar pelo menos 25 dias!!!
        E depois começa com papinha de racao e desmamando podem ir para novas casas
        Gatos que sao desmamados precocemente tem menor taxa de sobrevivencia”

        Nos dê notícias!

  38. Bom dia, me ajudem por favor!!! Dia 20/07/2014 encontrei uma gata gestante abandonada, decidi trazer para minha casa, no dia 26/07/2014 os filhotinhos nasceram! todos lindos perfeitos, saudáveis, ela é uma super mãe não rejeitou nenhum! Conseguir uma cirurgia para castração de graça em uma clínica veterinária bem próximo a minha casa marcada para dia 15/08/14. Minha preocupação é com a alimentação dos bebês, o leite especial para gatos custa muito caro aqui onde moro. posso dar tranquilamente a receita que vocês postaram????

  39. OI TOU PREOCUPADA MINHA GATA CRIOU FAZ 3 DIAS ERAM 4 GATINHOS 1 MOREU HOJE AQUI MUITO FRIO MINHA PREOCUPAÇAO E Q OS 3 TAO GRUDADOS PELO UMBINGO ISSO E NORMAL ME AJUDE POR FAVOR

    • Oi Telma, perguntamos para a Veterinária que nos ajuda e ela disse o seguinte:
      “Ela tem que separar esses cordoes
      Limpar com iodo
      Iodo nao!! Esqueci de gato tem alergia a iodo
      Limpar com soro e passar uma pomadinha tipo nebacetin pq vai sangrar um pouco e é normal”
      Nos dê notícias!

  40. Boa tarde! Eles não quiseram a mamadeira, porém a mamãe deles voltou à amamenta-los algumas horas após a cirurgia! Muito obrigada! Em breve mando fotos para que vocês me ajudem à procurar bons donos para eles, infelizmente minha casa não tem espaço e só posso ficar com a mamãe deles :(

  41. olá,minha gata não deixa os gatinhos mamarem.Eu fiquei desesperada e dei leite normal em uma seringa.Preciso saber exatamente como amamentar.São dois gatinhos,mas um está mais fraquinho.

    • Essa situação da mãe rejeitar os filhos acontece com frequência. Existem leites que são vendidos em petshop que são específicos para amamentar os filhotes, por possuírem os nutrientes necessários para poder substituir o leite da mãe em casos como o seu. Leia essa postagem do blog, foram dadas essas informações. Se você tiver problemas em comprar o leite específico, existem receitas caseiras para a substituição do leite materno mas não dê o leite normal.

  42. resgatei uma gatinha abandonada e hoje esta jazendo 3 dias que estou alimentando ela com leite de vaca em pó diluída em agua (1 colher de sobremesa para 5 de 1 agua),o que notei é que ela faz xixi sozinha mas ainda não fez coco, a gatinha deve ter uns 15 dias e esta com os olhinhos abertos, é normal ele não fazer coco????

    • Boa tarde, Gilson!
      Primeiramente, fico feliz que a tenha resgatado e esteja cuidando dela.
      Em geral, já que a alimentação dos filhotes é unicamente o leite, eles tendem mesmo a liberar o líquido com mais frequência do que as fezes.
      Agora uma dica importantíssima: Você precisa estimular os órgãos gênitas dela, para que ela consiga fazer suas necessidades normalmente. Você pode usar um pouco de gaze (ou algodão) umedecida com água morna e massagear o local logo após a alimentação, estimulando-a a realizar suas necessidades. Isso precisa ser feito porque esse papel é da mãe dos filhotes, que os estimulam enquanto os lambem mas no caso de filhotes abandonados, eles não tem quem os incentive a fazer suas necessidades. Tente fazer isso para ajudá-la e mande notícias!

      Em relação a alimentação, existe uma fórmula que não te custará muito, e alimentará melhor seu novo amigo:

      http://juntosficapossivel.wordpress.com/2012/02/12/dica-receita-caseira-de-leite-para-filhote-de-gato/

      Leia este artigo, já usei essa fórmula alguma vezes e realmente é muito funcional.
      Se você não tiver algum ingrediente, ainda assim é melhor seguir esta receita do que servir o leite sozinho.

      Boa sorte! Mande uma foto dela!

  43. Olá eu resgatei uma gatinha que estava miando há 2 dias no telhado, faz 8 dias, ela esta mamando e fazendo bastante xixi, mas coco não tinha feito desde quinta, eu estava dando leite em pó diluído em mais água, mas ela parou de fazer coco , eu fui no pet e eles me disseram que precisava ser leite especial e tal, mas to zerada no momento, então comprei um leite de caixinha sem lactose e estou dando a ela, percebi que a quantidade de leite diminuiu, ela tomava mais ou menos 5ml, agora não toma nem 3, e hj ta bem fraca, to super preocupada, não posso ir ao veterinário, acho que vou fazer aquela fórmula caseira, será que ainda consigo salvar a gatinha?

    • Sim, indicaria para você seguir a receita caseira para a alimentação. Resgatei um filhote a pouco tempo, e a receita caseira foi uma solução, como é a solução para muitos casos como esse.
      Receita: http://juntosficapossivel.wordpress.com/2012/02/12/dica-receita-caseira-de-leite-para-filhote-de-gato/

      Tente ajudá-la a se alimentar e fazer suas necessidades. No comentário acima do seu, eu expliquei sobre os mesmos problemas que você está passando com ela. Use a seringa para alimentá-la com a receita que você irá preparar, só atente-se a posição de alimentação, para NÃO colocá-la de barriga para cima na hora da amamentação.

      Espero que dê tudo certo e mande notícias dela!

      Att,
      Fábio Espinosa

  44. Por favor me ajude to disisperada uma gata deu cria qui no quintal de casa e sumiu apos ter os filhotes ela se assustou com os cachorros e sumiu deixando os filhotes aqui, comecei a dar leite com uma siringa e coloquei eles em ima caixa com uma coberta mas eles estap sangrando pelo nariz eles so tem 3 dias de vida e um ja morreu nao sei oque fazer… To chorando de dó pois nao sei se eles vao amanhece vivos me ajude por favor!!!!

  45. Ola adotei uma gatinha recem desmamada levei pra casa comprei tudo que era nescessario pra ela mas ate agora nao consigui faze la comer o que eu faço ja estou ficando desesperada e quanto tempo demora pra fazer as necessidades na caixa de areia ela nao faz la

    • Boa noite, Alexandra!
      Já tentou amolecer a ração em água morna para ver se ela consegue comer?
      Para estimular a defecação, pegue uma gaze e umedeça em água morna também. Faça movimentos massageando a área, substituindo assim o movimento que as mães costumam fazer com seus filhotes.
      Se ela continuar sem usar a areia ou sem fazer suas necessidades, leve-a a um veterinário, mas quando filhote, eles não costumam a fazer tantas necessidades por causa da alimentação baseada apenas no leite materno… Agora, se alimentando de ração, será mais frequente a eliminação tanto das fezes, como da urina. Deixe água sempre a disposição.

      Qualquer dúvida, entre em contato novamente. Mande notícias!

      Att,
      Fábio Espinosa.

  46. Minha gatinha. Ela estava abandonada e eu fiquei com ela. Tem 2 dias. Ela ainda não cocô. O que faço??? Já tentei a massagem e nada. Não tenho dinheiro para levá-l ao veterinário… Me ajude. Luciana

  47. Olá! Minha gata teve filhotes a menos de 3 semanas e no começo ela estava muito apegada a eles e agora ela simplesmente não da a menor bola pros filhotes. Ela dorme na rua se eu deixar e mesmo quando a coloco pra dentro de casa, ela não vai pra caixa e quando tentamos forçar que ela vá, ela se deita como se fosse amamenta-los mas eles ficam miando alto o que me faz pensar que talvez ela esteja sem leite. Eles ainda estão com os olhos fechados e creio que o pouco que ela está dando de leite não é o suficiente (ainda mais lendo seu texto que diz que eles devem se alimentar de 2 em 2 horas). Eu havia dado leite morno comum em uma seringa mas agora irei comprar o que você citou e a mamadeira também, mas gostaria de perguntar se há alguma forma de estimular a gata a voltar a cuidar deles.

    • Boa tardem, Jessica!

      Se a gata os abandonou nessa fase, ela não voltará a cuidar, você que terá que cuidar dos filhotes e alimentá-los por conta própria. São muitos filhotes? O que pode ser feito também, mas nem sempre é acessível para as pessoas, seria encontrar uma gata que possa amamentá-los, alguma gata que acabou de ter filhotes, ou que os perdeu, se você tiver contato com alguma gata que possa ser mãe adotiva dos seus filhotes, seria essencial, mas se não tiver, você consegue passar por essa etapa. A parte de você alimentá-los por conta própria realmente te dará um trabalho, além de alimentar, estimular suas necessidades na caixa de areia etc, mas você consegue. É uma tarefa que muitas pessoas conseguem com sucesso, às vezes por escolha própria ou por abandono da mãe dos filhotes, como foi no caso da sua gata.

      Em relação a alimentação, você precisará sim, alimentá-los várias vezes ao dia.
      Além do leite que você pode comprar, ainda existe a receita do leite caseiro, mas vai da sua disponibilidade.
      Gatos recém-nascidos são bem frágeis e necessitam se alimentar adequadamente.
      Dormem a maior parte do tempo, por isso precisam estar em um lugar aquecido, tente ver se a temperatura na caixa que os filhotes estão dormindo fica em uma temperatura boa, existem algumas coisas que pode-se fazer para deixar o ambiente mais aquecido. A alimentação adequada, a temperatura morna do local, e a liberação das necessidades dos filhotes na caixa de areia, são as principais orientações para que todos possam conseguir sobreviver até a época do desmame.

      Espero que esteja tudo bem com os filhotes, dá um trabalho mas depois vale à pena. Mande qualquer dúvida!

      Att,
      Fabio Espinosa.

  48. Obrigada Fabio. Já comprei o leite e estou cuidando deles. São 5 gatinhos. Já consegui lares para quase todos (apesar de isso me doer muito) mas pretendo cuidar deles até estarem comendo ração pois tenho bastante tempo livre pra isso. Ver esses rostinhos felizes mais tarde e brincado por ai é uma recompensa muito maior do que o trabalho que eles vão dar. E sobre a mãe, eu desejava que ela tivesse a primeira cria antes de castra-la para que ela pudesse ter a experiência e depois não sofrer como algumas gatas que eu já vi que tinham gravidez psicológica e ficavam adotando ursinhos. Mas me decepcionei com ela. Pensei que ela seria uma mãe melhor. Nos primeiros dias ela até estava sendo… Agora vou mandar castra-la o quanto antes.

    • Boa noite, Jessica!

      Que bom que já conseguiu comprar o que precisava, e que ficou resolvido que você ficará com os filhotes até o desmame.
      Sim, realmente, essa é a maior recompensa! Fico feliz em saber que terá tempo para eles, realmente eles precisarão.

      Em relação a mãe, ela pode abandonar os filhotes por diversos motivos, às vezes a culpa não é dela, pode ser por falta de instinto maternal, inexperiência (pelo fato de ser a 1ª ninhada dela), ela pode estar com algum desconforto, e até pode não ter leite suficiente. Não se decepcione com ela, até doente ela poderia estar, e só não queira prejudicar os filhotes.
      Enfim, são diversos motivos que poderiam ser, mas acredito que só o veterinário, pessoalmente, possa te dizer o que seja.

      Sobre a castração, super indico! Existem diversos fatores que a tornam uma medida positiva.

      Acredito que você já saiba, mas só ressaltando, não esqueça da posição correta na hora de amamentá-los (a maneira que foi ensinada nesse tópico, com o filhote de pé, como mama na mãe biológica).

      Boa sorte com os filhotes, mande um link com uma foto deles!

      Att,
      Fabio Espinosa.

    • Boa tarde, Rafaela!

      Você tem algumas opções, como:
      1. Leite em pó comprado em petshops, que possuem os nutrientes necessários para o seu filhote;
      2. Receita caseira que substitui o leite materno;

      Somente o leite de cabra não possuiria os nutrientes necessários para o crescimento correto do seu filhote.
      Já o leite de vaca, o qual geralmente tomamos em casa, ele não é nem um pouco indicado.

      Você já ouviu falar da receita?

      Att,
      Fabio Espinosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s